DICAS
Produtos, Compras, Curiosidades
Cuidados com suas jóias

A Óptica Santa Luzia tem um compromisso com a qualidade de suas joias e proporciona aos seus clientes todo o suporte necessário para a manutenção e cuidado das mesmas. Por isso, além dos cuidados habituais no uso de cada peça, nossa loja terá o maior prazer em aconselhá-los nos procedimentos profissionais necessários para preservar sua joia sempre no melhor estado.

Suas joias são objetos preciosos que devem ser tratados com carinho tanto no uso como na sua guarda. Elas são resistentes ao uso normal, mas não são inquebráveis. Cuide bem delas e durarão para sempre!

O contato com produtos químicos pode ser prejudicial para algumas pedras preciosas e pode manchar o ouro e outros metais.

Dica fundamental: Sempre limpe sua joia antes e depois do uso, apenas com um pano limpo e seco que não solte pelos. Ela deve estar sempre limpa para mostrar toda sua beleza potencial.

Como cuidar de suas jóias em ouro

As joias da Óptica Santa Luzia são produzidas em Ouro 18k ou 10k – Amarelo, Rosa e Branco. Limpe sua joia com uma escova de cerdas macias em água corrente e seque com um papel delicado.

A melhor forma de limpá-las é você mesmo esfregar durante um bom tempo toda a superfície do metal para retirar a oxidação superficial da peça.

Caso o resultado não seja ainda satisfatório, traga sua joia até nossa loja para uma avaliação profissional.

Para joias com diamantes e pérolas ou outras gemas orgânicas seguir as orientações descritas abaixo.

Oxidação

A prata e o cobre (metal presente na maioria das ligas de ouro) em contato com o ar passam por um fenômeno químico denominado oxidação, podendo ocasionar uma alteração na coloração original da joia.

Esta alteração de cor não representa mudança na qualidade ou no teor das ligas. É uma alteração natural e superficial, ocorrendo em maior ou menor intensidade em função de fatores tão distintos como a proximidade do mar, o PH da pele, ou a forma de acondicionamento da joia.

Como cuidar de suas peças com diamante

A beleza dos diamantes reside no seu brilho, transparência e no “fogo” de cores refletidas, propriedades que serão mais bem apreciadas se forem seguidas as instruções de limpeza e manutenção adequadas.

Recomenda-se limpar o diamante sempre que manuseado, friccionando-o levemente com escova de cerdas macias, água morna e sabão. Podem ser lavadas, deixando-as de molho por uns minutos em uma vasilha de água morna com um pouco de detergente neutro.

Escovar toda a joia com uma escova de dente, principalmente as partes internas de difícil acesso, para retirar os resíduos que ficaram mais impregnados nos diamantes. Enxaguar bem várias vezes para retirar todo o detergente e, se quiser pode usar um secador de cabelo para acelerar a secagem. Mesmo depois de a peça estar seca, recomenda-se passar um pano seco apropriado para melhorar o aspecto da superfície.

Além disso, embora outro diferencial do diamante seja a sua elevada dureza, é preciso preservá-lo da ação de impactos e do contato com outros diamantes, a fim de que a gema não se danifique, ou seja, arranhada. Recomenda-se, portanto, guardar isoladamente cada uma das joias que possuam diamantes.

Como cuidar de suas pérolas e outras gemas orgânicas

As pérolas necessitam de alguns cuidados especiais de manuseio. O contato com perfumes e cremes, por exemplo, deve ser evitado.

As joias com pérolas também não devem entrar em contato com água.

Evite o contato joia de pérola com outras joias e, ao manuseá-la é recomendável segurar a peça pelo metal.

Recomenda-se limpar as pérolas com pano macio e úmido, jamais utilizando qualquer tipo de escova.

Jóias com pedras preciosas

Na maioria das joias com pedras preciosas de cor pode-se seguir as mesmas instruções de limpeza como descrito nas joias de diamantes, mas, para algumas gemas, deve-se ter alguns cuidados especiais.

A exposição ao sol raramente altera a qualidade de pedras preciosas de qualidade, mas estas não devem ser expostas a temperaturas acima das suportadas pelo nosso próprio corpo, ou seja, em ambientes com temperaturas normais, elas estarão protegidas.

Pedras tratadas

Algumas pedras preciosas, como turquesa, coral ou ágata, podem ser tratadas de forma diversa, e nem sempre suas cores estão estabilizadas; logo, só devem ser limpas com pano apropriado.

Guarda das jóias

Não permita que suas joias entrem em contato entre si ou com outros metais, para evitar danos físicos (arranhões ou quebras). 

O uso de embalagens apropriadas, como sacos, estojos ou envelopes de couro ou tecido são ideais.

Caixas de joias são normalmente usadas em casa para as suas joias do dia a dia, pois facilitam o acesso às peças. 

Tanto no cofre como em estojos de viagens, as joias não devem ficar soltas.

Segurança

O melhor seguro de suas joias é a prática da sua atenção e disciplina, tanto no uso quanto na guarda das mesmas.

Facebook
Twitter
Blog
   
ATENDIMENTO AO CLIENTE
  • Telefone: (55) 3744.1652
  • Na Loja: Segunda à Sexta 8h ás 18h
© 2014 Óptica Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados.